Fósforo para as plantas (Phosphorus)


Toda formulação de adubos é composta pela formulação N P K

1.           é o nitrogênio

2.          é o fósforo, que na tabela periódica é indicado pela letra P (phosphorus)

3.           é o potássio, que na tabela periódica é indicado pela letra K


P é o Fósforo

 

2. O fósforo (P) é absorvido do solo através das raízes. O fósforo apresenta problemas de limitação nos solos por causa da "fixação", tornando-o indisponível para as plantas. Embora os solos tenham uma certa quantidade de fósforo, uma fração pequena é absorvida pelas plantas. Isto explica porque se recomenda um suprimento adequado de fósforo no momento que elas começam a germinar, particularmente em plantas de ciclo curto.

O fósforo é um componente vital da célula. Sem fósforo não há vida. Ele tem muitas funções na planta: estimula o crescimento e a formação do sistema radicular no início do desenvolvimento da planta; ele é responsável pelo arranque das plantas; pela maturidade; e ajuda na formação das sementes. Ele exerce influência no processo de fotossíntese. O primeiro passo na respiração é a combinação de açúcar e fósforo: é a "fosforilação".

Quando há deficiência de fósforo, o crescimento da planta é retardado a planta sente "fome", sinal que o fósforo está deficiente, e com um arroxeado das folhas - diz-se que o milho está "roxo de fome"; uma coloração verde clara ocasionada pela deficiência de clorofila devido à deficiência de clorofila.

As plantas jovens absorvem o fósforo mais rapidamente, o que permite um crescimento rápido e intenso das raízes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário